sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Você é a favor ou contra a Construção da Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu em Altamira-Pará? Poste um comentário.

91 comentários:

  1. Gostei muito do video, porque retrata a realidade de muitas pessoas.
    Sou totalmente contra a construção da usina de belo-monte, pois vai prejudicar a população e também fará com que varias especies tanto da fauna como da flora entre em extinção.
    ALUNA:Renata Sales
    TURMA: 3°/3° TARDE

    ResponderExcluir
  2. sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, mesmo que a energia seja necessária.O motivo, é que as pessoas terão que acabar com uma boa parte da biodiversidade amazônica,deixando desse modo muitos povos sem as suas terras, podendo trazer também impactos ambientais para altamira.

    Aluna:Rivanilda Maria Silva de Sousa
    Série:3ª/2ª
    Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  3. Eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pois penso que ela irá provocar muitos conflitos pelos povos que habitam nessa área, sendo que será mais uma conquista para o nosso país, mas as desvantagens são maiores,pois essa hidrelétrica vai atingir a Amazônia,provocando ruínas.
    ALUNA:Maria Eudiane Cruz Cota.
    SÉRIE:3º 2º
    TURNO;2º

    ResponderExcluir
  4. sou contra,pois com a criação dessa usina haverá problemas na biodiversidade e principalmente na ambiental,pois os povos que ali convivem serão prejudicados devido a área onde deve ser construída que irá ocupar parte de seu território sendo obrigados a sair de suas terras,prejudicando suas culturas.

    ALBERTO JÚNIOR 3°/2°

    ResponderExcluir
  5. Sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.Pois a construção da mesma ira trazer algumas consequências para os povos amazônicos acabando com a biodiversidade e as riquezas da mesma,podendo ocorrer também alguns impactos ambientais para Altamira.

    Aluna:Rivanilda Maria Silva de Sousa
    Série:3ª/2ª
    Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  6. eu sou totalmente contra, por que com essa hidrelétrica, vai acabar com biodiversidade das comunidades indígena q vão ser desagregados de suas terras, podendo afetar suas culturas.


    Aluana:Juliana Nascimento Castro
    Serie:3° turma: 2° turno:Tarde

    ResponderExcluir
  7. Eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pois ela irá provocar muitos comflitos pelos povos que habitam na área,sendo que será mais uma conquista do nosso país, mas as desvantagens são maiores, pois irá atingir a Amazônia de forma ruí.
    ALUNA:Maria Eudiane Cruz Cota
    SÉRIE:3º 2º
    TURNO:2º

    ResponderExcluir
  8. Na opinião,sou contra a construção da usina hidrelétrica Belo Monte,pois irá prejudicar tanto os povos indígenas quanto a biodiversidade,acabando com as riquezas que a natureza pode ofertar para esses povos.Sabendo-se que irá causar tanbém impactos ambientais prejudicando a comunidade de Altamira.

    ALUNA:Surama Valena Maria Silva Batista
    TURMA:3°/2°
    TURNO:Tarde

    ResponderExcluir
  9. com certeza estou comtra essa construção!
    varios motivos existem para minha opnião,acredido q é a opniâo da maioria,nossa fauna e flora se ja esta prejudicada sera muito mais com esse programa d aceleraçâo de crescimento!
    acredito q esse crescimento nâo vai beneficioar nem um pouco os ribeirinhos,povos que dependem da floresta p/sua sobre-vivencia.
    ALUNA:Thaiane Moraes Teixeira.
    terceiro ano/manhâ.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pois ela irá provocar muitos comflitos pelos povos que habitam na área,sendo que o impacto sobre a natureza será muito grande em nosso país, mas as desvantagens são maiores, pois irá atingir a Amazônia de forma ruí a todos.
    ALUNO:REGINALDO JUNIOR 3/1 TARDE

    ResponderExcluir
  11. Não,por que os indios e os ribeirinhos retiram do rio sua fonte de renda, é e de lá que eles construiram tudo o que eles tem hoje e não e justo destruirem tudo para construir uma hidrelétrica que vai beneficiar só a metade de uma população.Aluna:Renilda londres do nascimento TURMA:3,1 tarde

    ResponderExcluir
  12. Sou conta a construção da usina, pelo simples fato de que se ela for construída ela trara varias destruições, no local, e sem falar nos povos indígenas que serão os mas prejudicados com isso então antes de pensar no tal crescimento que dizem q ela irá trazer, pensem nas consequências que virão no futuro!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pois ela irá provocar muitos comflitos e agravara ainda mais a questão ambiental. ALUNO:Reginaldo Junior 3/1 tarde

    ResponderExcluir
  14. Eu sou totalmente contra a construção da hidrelétrica de Belo monte, pois acredito que não vai haver beneficios algum para a população que mora na região. Sem contar que vai prejudicar a biodiversidade, acabando com as riquezas da natureza, e se a hidrelétrica realmente for construida, vai ser alagada a Cidade de Altamira onde a maioria das pessoas que mora lá é de ribeirinhos e índios, que também não aprovam a inplantação dessa hidrelétrica e também lutam juntos para que a husina não seja construida.
    Escola:Inácio Koury Gabriel Neto
    Aluna:Rafaeli Morais Diniz.
    Turma: 3º/3º manhã.

    ResponderExcluir
  15. Sou contra a construção de belo monte, pois não pode-se aprovar um projeto sem o consentimento dos moradores locais ,que terão de abandonar suas moradias e tradições por algo que não os beneficiará em nada.Além dos grandes impactos ambientais resultantes ,como as inundações das florestas.
    aluna:vanessa marinho de paula
    3º3º manhã

    ResponderExcluir
  16. Eu sou totalmente contra a construção da hidrelétrica de Belo monte, pois acredito que não vai haver beneficios algum para a população que mora na região, e acredito que o Brasil não precisa de mais uma hidrelétrica, pois já existe a de Tucuruí . Sem contar que vai prejudicar a biodiversidade, acabando com as riquezas da natureza, e se a hidrelétrica realmente for construida, vai ser alagada a Cidade de Altamira onde a maioria das pessoas que mora lá é de ribeirinhos e índios, que também não aprovam a inplantação dessa hidrelétrica e também lutam juntos para que a hidrelétrica não seja construida.
    Escola:Inácio Koury Gabriel Neto
    Aluna:Rafaeli Morais Diniz.
    Turma: 3º/3º manhã.

    ResponderExcluir
  17. Sou contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a maioria das pessoas também são contra. As pessoas que habitam nesse lugar estão com medo de perder tudo o que tem por causa da barragem e o principal é que acabará com a biodiversidade da Amazônia, trazerá muitos impactos ambientais, prejudicará os indígenas e as pessoas perderão tudo o que conquistaram e sairão do lugar onde gostam de morar.
    ALUNA: ALINE DE ALMEIDA NATIVIDADE
    SÉRIE: 3° 1° MANHÃ

    ResponderExcluir
  18. Eu sou tatalmente contra a construção da hidrelétrica de Belo monte. Pois os impactos previstos é de alagamento de parte de Altamira e a seca de um trecho de cerca de 100 km de rio, afetando populações indígenas, ribeirinhos e agricultores familiares. Irá afeta tbm a fauna e flora.
    E tbm povos que habitam por lá irão ter q imigrar para a cidade com as inudações, com isso vão atraz de empregos, q por sinal será mal remunerado, e aqueles q ñ conseguirem emprego irão recorrer a outro tipos de sustento, agravando a pesca e a caça ilegais, a grilagem, a exploração ilegais de madeira q é a maior causa de desmatamento. Em vez do governo construir belo monte, poderia investir em eficiência energética, investindo em energia verdadeiramente renovaveis como a eolica e a solar, o governo iria gerar mts novos empregos, mt mais do q aqueles gerados pelas barragens...
    a luta pela preservação do Xingu é a luta pela vida da Amazônia e de seus povos: "Não podemos nos omitir diante da exploração indevida e absurda da floresta. Este rio jamais poderia ser ameaçado pela construção de Belo Monte. Estamos degradando o que nos resta da grande reserva ambiental do planeta. Não podemos aceitar que a fauna, a flora e o ser humano sejam desrespeitados em nome de uma energia destrutiva".
    ALUNA: RAFAELY PANTOJA.
    SERIE: 3º3º MANHÃ
    ESCOLA: INÁCIO KOURY

    ResponderExcluir
  19. Sou totalmente contra a construção dessa hidrelétrica.
    É bom esclarecermos que não estamos falando apenas de uma construção que vai prover energia para diversos lugares em nosso pais; ai você deve pensar:
    _e o que há de errado nisso?
    A resposta é mais obvia do que parece e esta ai para todos aqueles que não pensam apenas no agora, mas no futuro.
    Saiba que esse projeto irá:
     Prejudicar os povos que habitam naquele lugar (onde eles têm uma forte raiz cultural).
     As águas vão se expandir por quilômetros, fazendo com que a flora e a fauna de tal lugar sejam fortemente prejudicadas (prejudicando assim, toda uma cadeia alimentar).
    Você acha esses dois pontos pouco? Talvez porque você ainda não tenha pensado em seus filhos e netos, mais somente em você.
    A algum tempo aprendi algo e sei que valerá apena compartilhar com você:
    Quem não ouve cuidado, ouve coitado.
    Vamos prestar bem atenção em todos os pontos antes de dizermos sim para tal construção, caso contrario, coitados daqueles que viram depois de nós.

    ResponderExcluir
  20. Sou contra,porque apesar de gerar empregos mas e a população ribeirinha como é que fica nessa história vão ter que sair de seu habitat natural por causa de alterações na natureza que o homen quer fazer.Não acho justo que uma minoria seja beneficiada em troca de muitos que serão prejudicados.
    ALUNA:ANA PAULA DIAS OLÍMPIO
    SÉRIE:3°/2° MANHÃ
    ESCOLA:CÔNEGO LEITÃO

    ResponderExcluir
  21. eu sou contra, a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira,
    porque não vai trazer benefícios para a população menos favorecida que são os ribeirinhos os indígenas e além de trazer grandes prejuízos a natureza.
    Só irá beneficiar os grandes empresários.

    Aluna:Fabianne America Rodrigues Cardoso
    EScola:Conego Leitão
    Turma:3º1º Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  22. Eu sou contra a construção da hidrelétrica de elo monte em Altamira porque irá prejudicar a população menos favorecida que
    são os ribeirinhos e os indígenas que necessitam da fauna e da flora para sua
    sobrevivência.

    Aluna:Fabianne America Rodrigues Cardoso
    Escola:cônego Leitão
    Turma:3º1º Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  23. Sou totalmente contra a construção da hidreletrica porque irá acabar com grande parte da floresta, casas dos nativos e tudo isso por causa da ganância dos poderosos por dinheiro, como disse a colega a cima a energia serve para muitas necessidades do dia-a-dia, mas é melhor ficar sem energia e viver como antigamente do que ficar sem oxigênio...

    Escola: Cônego Leitão
    Aluna: Layza Costa dos Santos
    Série: 3ª Turma: 2ª Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  24. SE FORMOS ANALIZAR,SEMPRE TEREMOS OS DOIS LADO DA MOEDA.E SE PRECIPITARMOS EM DAR UM VOTO CONTRA OU À FAVOR,ESTAMOS COMPLETAMENTE EQUIVOCADOS A ESTE RESPEITO.
    PORÉM VEMOS DE UM LADO O DESESPERO DOS POVOS INDIGINAS QUERENDO PELO MENOS QUE FOSSEM OUVIDOS,MAS PELO OUTRO LADO VEMOS UMA GRANDE EMPRESA SÓ QUERENDO GERAR MAIS RIQUEZAS,SEM AO MINIMO PENSAR NAS CONSEQUENCIAS QUE ESTES PROJETOS IRAM TRAZER PARA AQUELES POVOS INDIGINAS.SEREI A FAVOR SIM,MAS,SE A ELETRONORTE VIABILIZE OUTRO MEIO PARA SOBREVIVENCIA DESTES POVOS INDIGENAS,CASO CONTRARIO NÃO SEREI A FAVOR,POIS ONDE ELES FICARÃO OU ATÉ MESMO QUAL SERÁ O MEIO DE SOBREVIVÊNCIA DE VIDA DELES?

    GUILHERME CEZAR 3°1 MANHÃ

    ResponderExcluir
  25. Eu sou contra a construção da Belo Monte, porque prejudicará, além da fauna e a flora, que serão bastante afetadas pelo fato de uma grande área ser alagada,os povos que lá habitam também sofreram impactos.Se houver a construção da usina, os povos indígenas e ribeirinhos perderam suas terras por um projeto que não irá trazer nenhum benefício próprio.
    Aluno:Jefferson Danilo. Turma:3º3º manhã

    ResponderExcluir
  26. sou CONTRA pois o governo deveria tomar decisões que beneficie a todos e não que prejudique alguns em troca do beneficio de outros


    CLAUDIO DOUGLAS 3° 3° MANHÃ
    INACIO KOURY GABRIEL NETO

    ResponderExcluir
  27. sou contra,pelo fato ki vai pregudicar muitas pessoas e a natureza principalmente com a contruçao da Hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu e em Altamira-Pará,tá certo que por outra lado vai render mais enpregos e desenvolvimento pras localidades da região,mas enfin sou contra.
    JORDANA CAMILE
    3°2° manhã
    CÔNEGO LEITÃO

    ResponderExcluir
  28. Sou contra, pois com a construção da usina a população que habita as redondezas da mesma será altamente prejudicada. Serão afetados diretamente a população ribeirinha, indígena, fauna e flora, porque para a realização de tal projeto seria necessário a inundação de uma grande area.

    Francisca Rosilda Matos de Souza 3º/2º tarde

    ResponderExcluir
  29. sou contra construção da hidrelétrica de belo monte pois ela será responsável pela destruição da natureza, pela extinção de alguns animais que só existem no rio Xingu pois atrapalhará a sobrevivência dos índios que precisam
    da natureza para sobreviver

    Aluna: Daniellen Costa Neves
    Turma: 3ª2ª

    ResponderExcluir
  30. Sou totalmente contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pois se realmente as obras prosseguirem, haverá um forte impacto ambiental. As florestas serão devastadas, fazendo com que muitos animais percam o seu habitat natural; os rios transbordarão, alagando as áreas próximas e fazendo com que os índios e ribeirinhos que vivem lá há muitos anos e que dependem daquele lugar para sobreviverem, sejam obrigados a se retirar e se alojar em outra região que não lhes é de costume, deixando para trás suas crenças, seus costumes, sua terra, etc. Sem falar também das espécies aquáticas que poderão ir a extinção.
    ALUNA: Laryssa Barbosa da Cunha Magno
    SÉRIE: 3° 2° tarde.

    ResponderExcluir
  31. Não sou à favor da construção da hidrelétrica, pois os impactos ambientais seram maiores que os benefícios, principalmente, para a comunidade local, cuja a sua sobrevivência depende da floresta. Essa é uma das razões que fazem-me ser contra o tal projeto
    ALUNA: MARIA RITA DA SILVA CARNEIRO
    TURMA: 3º/2° TARDE

    ResponderExcluir
  32. Eu sou contra contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte em Altamira pois prejudica a populaçao menos favorecida que são os ribeirinhos e os indígenas,além de prejudicar a natureza que é o meio de sobrevivência desses povos e só beneficiando os grandes empresários.

    ResponderExcluir
  33. Eu sou contra a construção da usina Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira pois irá prejudicar a população menos favorecida que são os indígenas e os ribeirinhos,além de acabar com a natureza que é o meio de sobrevivência desses povos só beneficiando os grandes empresários.

    ALUNA:FABIANNE AMERICA RODRIGUES CARDOSO CARDOSO
    SÉRIE:3°ANO TURMA:3°1° TURNO:TARDE

    ResponderExcluir
  34. Eu sou contra porque a construção da hidrelétrica de belo monte vai afetar a vida dos índios e o meio ambiente causando assim modificações na cultura da cidade de Altamira no Pará,vai prejudicar a biodiversidade e não vai trazer nehum benefício a população.

    Aluna:Andreia da Conceição Diniz
    Turma:3°1° Turno:Tarde

    ResponderExcluir
  35. No meu ponto vista a hidrelétrica de belo monte, não trará benefícios para região da transamazônica... portanto sou contra!
    Uma obra dessa plenitude, trará apenas a multiplicação dos problemas encontrados na região, como por exemplo, violência, a falta de benefícios nos setores de saúde, educação, segurança... Além disso não podemos falar só nos problemas físicos encontrados nas cidades, e sim na cultura, na fauna e na flora, ou seja, na sociedade e na natureza. Esse projeto hidroelétrico atingirá diretamente as etnias indíginas, ribeirinhos, moradores agrícolas,dessa região. O projeto hidrelétrico de Belo Monte, vai prejudicar indiretamente a vazão do Rio, inundará
    área correspondente a 512 quilômetros quadrados, a reprodução de peixes ornamentais serão prejudicados e muitos outros problemas encontrados. Em geral
    a Usina não irá trazer benefícios para a região transamazônica apenas trará para as regiões metropolitanas(SUL e SUDESTE) por isso que o Governo Federal apoia esse projeto. "O Belo monstro, só trará problemas:socioculturais e impactos ambientais para nosso Xingu"
    aluno: Alexandre Henrique A. de Lima
    turma/turno: 3°2° TARDE

    ResponderExcluir
  36. NAO CONCORDO,POIS CHEGA DE DESTRUIR NOSSA AMAZÔNIA SEM SE INPORTAR COM AS CONSEQUENCIAS,COM A CONSTRUÇAO DA USINA DO BELO MONTE ,O UNICO OBJETIVO E LUGRAR FINANCEIRAMENTR SEM SE INPORTAR COM O QUE VERDADEIRAMENTE NOS IMPORTA QUE E A AMAZONIA PRESERVADA.
    ALUNA; MIRIAN SOUZA DE BARROS
    3° 1°

    ResponderExcluir
  37. SOU CONTRA POIS IRA AFETAR A VIDA DOS RIBEIRINHOS,E O MEIO AMBIENTE,´POIS AS PESSOAS DEPENDEM DO RIO XINGU PARA A SUAS NECESSIDADES
    ALUNA:ALCILENE SODRE DA SILVA
    TURMA:3° 3°

    ResponderExcluir
  38. SOU CONTRA,POIS SO QUEM SOFRERÁ SAO OS RIBEIRINHOS,POIS PERDERAO O SEU MEIO DE SOBREVIVENCIA QUE E O RIO XINGU.
    ALUNA;JAMILA BALTAZAR
    TURMA:3° 1°

    ResponderExcluir
  39. Não concordo com a construção da usina de Belo Monte é uma obra desnecessária, pois é responsável por uma grande parte dos problemas ambientais provocando um grande desmatamento de 50 mil hectares em Zona da mata e sem falar das percas dos povos indígenas sofreram é nas diversas espécies que morreram isso é um absurdo!
    Existem tantos outros meios de conseguir energia como por exemplo, usinas nucleares e termelétricas movidas a carvão ou óleo diesel. A ausência desses dinossauros energéticos seria suprimida com a utilização de fontes de geração de energia renováveis modernas como eólicas, biomassa e solar. Além de trazer benefícios ambientais e também traria benefícios econômicos.
    Escola: Cônego Leitão
    Aluna: Alessandra Santos Gomes N: 2
    Turma: 3ª2ª Turno: 2ª

    ResponderExcluir
  40. Eu sou contra a contrução da hideletrica de BELO MONTE, porque vai afetar a vida de muitas pessoas, principalmente dos grupos indígenas. Sem contar com o meio ambiente,
    que precisa ser preservado.
    Vai mudar a cultura, os costumes da população
    dos índios.
    Essa construção irá causar desmatamento e extinção de várias espécies de animais.
    Os unicos previlegiádos serão os empresários. na minha opinião essa construção não pode ser realizada pois prejudicará principalmente a população indígena da cidade de Altamira.

    Aluna: Camila de Almeida Lima
    Turma: 3°-1° tarde

    ResponderExcluir
  41. Sou de opinião contrária a Construção da Usina Hidrelétrica, pois o governo andou dizendo que o projeto de Belo Monte só é contestado por ambientalistas que querem proteger lagartixas e sapos. Isso não é verdade. A usina atinge diretamente 50 mil pessoas a sua volta, entre as tribos dos caiapós, dos xikrin e as várias outras populações ribeirinhas, sem contar o contingente dos reinos animal e vegetal que conferem ao lugar uma biodiversidade incrível.
    Quem mais vai sofrer com Belo Monte são as gerações futuras, porque o contingente de pessoas que vão deslocar para trabalhar na construção vai gerar um desequilíbrio social sem tamanho. É uma situação terrível, e várias lideranças indígenas estão buscando apoio internacional. Tanto que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA pediu a suspensão da construção da usina. O governo está passando por cima disso e tentando fazer com que nós, cidadãos brasileiros, engulamos este projeto.
    Se diretamente Belo Monte prejudica os indígenas da região, indiretamente atinge toda população brasileira, porque mexe na nossa economia. Vão gastar bilhões, que sairão do bolso do cidadão brasileiro, que do ponto de vista do investimento é jogar dinheiro fora
    Com o dinheiro que está sendo investido ali, poder-se-ia investir em energia eólica no Nordeste do país. Um só investimento em uma usina no Rio Grande do Norte, que tem os ventos mais fortes do mundo, produziria por uma Itaipu, teria energia para o ano inteiro e muito mais barato. Existem estudos provando que o Brasil tem o maior potencial de produção de energia limpa no mundo. Só o Nordeste já tem potencial para gerar mais energia do que muitas Itaipús.

    ALUNA: ANDREIA DA CONCEIÇÃO DINIZ
    TURMA: 3ª 1ª
    TURNO: VESPERTINO

    ResponderExcluir
  42. sou contra a construção da usina hidrelétrica de belo monte, pois não pode ser aprovado um projeto contra as pessoas a cidade de Altamira onde a maioria das pessoas que também é da amazônia o principal é que muitos impactos ambientas prejudicará os indigenas.

    ALUNA: FABIANE AMÉRICA RODRIGUES CARDOSO
    TURMA: 3ª 1ª
    TURNO: VERPERTINO

    ResponderExcluir
  43. Tudo tem dois lados (Bom e Ruim)e não é diferente com as obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte.Por um lado essa obra trará uma energia necessária,mas por outro ela prejudicará uma boa parte da biodiversidade existente naquela área.
    Mas, por acreditar que as perdas serão maiores do que os ganhos sou contra à obra, assim como as comunidades indígenas e a população que vive naquela região, por consideramos que os impactos socioambientais serão muito grandes prejudicando as várias espécies de vida que residem naquele local.
    ALUNA: WESLLANE THAYSE COSTA PEREIRA
    SÉRIE: 3º3° TARDE

    ResponderExcluir
  44. Sou contra à obra assim como as comunidades indígenas e a população que vive naquela região, por considerar que os impactos socioambientais serão muito grandes prejudicando as várias espécies de vida que residem naquele local.
    ALUNA: WESLLANE THAYSE COSTA PEREIRA
    SÉRIE:3º/3º TARDE

    ResponderExcluir
  45. Eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, porque essa construçao trará muitas devastação em nosso país, pois vão derrubar varias arvores, vão destruir nossas florestas, vão devastar muitos abrigos e etc...
    sou totalmente contra essa construção.

    ALUNA: PRYCILIA CANDIDO DE SOUSA
    TURMA: 3º 2º MANHÃ
    ESCOLA: CÔNEGO LEITÃO

    ResponderExcluir
  46. Sou contra a construção.pois ela prejudicará muitas pessoas.o nosso estado não precisa dessa usina,nos temos condições suficientes para ficar por bastante tempo sem essa usina.ela vai inunda uma grande parte de terra e isso vai fazer com o que uma grande parte da população que reside la seja prejudicada e consequentemente tenha que sair do seu lugar de origem.As pessoas que estão a favor dessa construção não se preocupam com o que pode acontecer.justamente por isso eu sou totalmente contra essa construção.ela prejudicará
    principalmente os índios.Devido isto eles não aceitam.

    ALUNO: JOÃO MATEUS GUARÁ REIS
    TURMA:3º2º manhã

    ResponderExcluir
  47. sou contra a contruçao da usina Hidrelétrica porque tudo que os indios consegui pode ser destruida em pouco tempo.Como o seu lar , as matas destruidas pela a inudaçao.
    Quantas biodivercidades nos podemos perder com a construçao da hidrelétrica, eu acho que os politicos devem pensar um pouco mais.

    ALUNO:Terley Ruan Osorio Da Silva
    SERIÉ: 3°2° MANHÃ

    ResponderExcluir
  48. sou completamente contra a criação da uzina por que
    vai trazer muito prejuizo para a amazÔnia pelo fato de ter que derrubar uma grande área de mata e também vai deixar sem moradia centenas de pessoas e elem de expalsar varias espésies de enimais que abitam a area que será alagada.
    aluna: maria lenera de souza costa
    turma:3º2ºmanhã

    ResponderExcluir
  49. Sou contra,assim como tantas outras pessoas, á construção de Hidrelétrica de Belo Monte. Pois os impactos causados pela Hidrelétrica seram devastadores tanto para as pessoas, como para os animais ali encontrados!

    Aluna: Luana Silva
    Série: 3º3º
    Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  50. Eu sou contra a construção da hidreletrica de belo monte, pois irá prejudicar as pessoas que vivem ao seu redor. Além de que, com a construção da usina acabará com o bioma lá existente constituído de varías especíes de plantas, árvores e animais.
    Na propaganda da comstrução da hidrelétrica fala que serão oferecidos varíos empregos, só que esses empregos são para a mão de obra qualificada.
    Aluno:PABLO VINICIUS DE ASSIS GAMA
    Turma:3ª/1ª

    ResponderExcluir
  51. O que você faria se a sua casa fosse invadida, e,tudo que você construí , vivencio sumisse por interesse?
    Como é afirmado na reportagem não há dialogo entre os idealizadores e os atingiu pela criação da usina. A vontades da sociedade que ali vive não esta sendo respeitada empoou de interesse imposto pelo Sistema Capitalista.
    Mesmo quando há órgãos especializados no assunto que afirmam que os benefícios serão mínimos possíveis equiparados as danos causados .
    Sou contra!

    ResponderExcluir
  52. Sou contra a construção da usina hidrelétrica,porque os interessados na contrução não visam o lado de quem mora na região,pois além de devastarem extensas áreas,vão prejudicar meios de sobrevivência dessas pessoas como a pesca e agricultura.
    Não só isso acontecerá,como irá mudar o modo de vida dessas pessoas.Como a construção da hidrelétrica vai gerar emprego e essas pessoas não têm qualificação nenhuma,o resultado será atrair pessoas com qualificação para o Xingu,o que não favorecerá o povo que vive nesta região.
    Aluna:Thaíse Luane Silva dos Santos
    Série:3º/2º manhã
    Escola:Cônego Leitão

    ResponderExcluir
  53. Com o vídeo demos a entender a verdadeira realidade das pessoas que serão retiradas de sua moradia para que seja construída a usina hidrelétrica de Belo Monte.
    Eu sou extremamente contra a construção dessa usina, pois além dos beneficios, que são poucos, trará muitos malefícios para a população. Temos que analisar os dois lados da história, e não só pensar naquilo que parece óbvio.

    José William De Oliveira Reis
    3°1° Manhã
    Conego Leitão

    ResponderExcluir
  54. No meu ponto de vista a Usina hidrelétrica de Belo Monte acarretará muitas consequencias e malefícios para a população e a própria Amazônia.
    Com esse vídeo observamos a precariedade que o povo ribeirinho viverá se esse projeto for vedadeiramente realizado.
    Antes de fazer grandes obras prescisam ver o "outro lado da moeda" que é a absoluta miséria da população e o desmatamento da nossa Amazônia.

    Shirley Rodrigues
    3°1° Manhã
    Conego Leitão

    ResponderExcluir
  55. lucas abrantes diamante25 de agosto de 2011 às 22:24

    eu sou a favor sabe não sei o brasileiro não gosta de melhorar sabe não é possível como alguém vai ser contra uma obra de tal importância como essa vão desmatar? é claro e evidente mas não podemos nos esquecer que quando estamos no pc na tv no chuveiro estamos gastanto eletricidade e ela não aparece do meio do nada energia e eólica solar nossa as ideias são boas mas não cabem a nossa realidade se num país que muitos rios é claro que vão construir hidroelétricas. Ai vem os ambientalistas as ongs os americanos dizendo para salvar o planeta tem que mandá-lo salvar o que eles destruíram deles eu quero ver eles reflorestarem tudo o que eles desmataram na europa não tem mata ciliar nos rios só plantaçã de beterraba, batata mas aqui tem que ter tudo direitinho ?

    ResponderExcluir
  56. Sou contra a construção da Usina Hidrelétrica, pois irá prejudicar a vida de muitas pessoas que depedem daquele rio, sem falar nos animais e na flora também. Isso é algo pra ser bem pensado e certamente os organizadores estão pensando somente no lucro e não nos prejudicados.

    Aluna: Adriella Raquel
    Turma: 3º1º manhã

    ResponderExcluir
  57. Sou totalmente contra a construção da Usina Hidrelétrica,pois os povos que residem naquela região irão sofrer com as consequências que essa construção irá trazer,mesmo que depois eles possam ser recompensados nada mudará o fato de que foram expulsos do lugar em que sempre viveram.Se paramos para analisar iremos perceber que os benefícios que essa construção irá trazer são menores do que os problemas que a população local irá enfrentar.
    Aluna: Joely Alves de Brito
    Turma:3º/1º manhã

    ResponderExcluir
  58. Verdadeiramente eu diria que á resposta da pergunta acima poderia ser sim ou não, tem o lado bom e o lado ruim , pessoas irão ser beneficiadas e outras prejudicadas.Se eu não me preocupo com os outros, obviamente eu sou á favor, porque com a construção dessa hidrelétrica vai acabar com uma fração da identidade da Amazônia ,contudo, eu penso,"Será que ela vai causar um problema menor do que a de Tucuruí? observe que ela vai ser maior que a de Tucuruí.Dependendo do contexto, eu vou saber responder.

    Aluno: Orlando Junior dos Santos Galvão
    turma: 3°2° Manhã
    Cônego Leitão.

    ResponderExcluir
  59. Sou contra a construção da Usina Hidreletrica de Belo Monte pois Quantas biodivercidades nos podemos perder com a construçao da Usina,os politicos devem pensar um pouco mais antes de aceitar a construção de Belo Monte, pois muitas famílias ja construiram seus lares pra tudo isso acaba assim de uma hora pra outra.
    Aluno:Paulo Roberto
    Turma:3ª1ª Manhã

    ResponderExcluir
  60. Com base no que vi no vídeo eu sou contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, pois penso que ela irá provocar muitos conflitos pelos povos que habitam nessa área, pois os moradores serão prejudicados. As autoridades falam que vão dar uma assistência e não e bem isso. Fora os danos ao meio ambiente que não será pouco. Por isso sou contra.
    ALUNA:Keytiane F Costa
    SERIE:3°/1° Manhã
    ESCOLA:Cônego Leitão

    ResponderExcluir
  61. Sou contra pois, o rio xingu é o meio de transporte e alimento para os moradores que lá vive ,as pessoas que precisam desse rio, se preocupam por que com a construção de Hidrelétrica pode não vai afetar todo o seus cotidiano.
    E vai ocorre os também o impactos ambientais que são pra vida toda,e causado vários conflitos.

    Aluna:Christiane Araújo
    Turma:3º2º Tarde

    ResponderExcluir
  62. Sou contra pois, o rio xingu é o meio de transporte e alimento para os moradores que lá vive ,as pessoas que precisam desse rio, se preocupam por que com a construção de Hidrelétrica pode não vai afetar todo o seus cotidiano.
    E vai ocorre os também o impactos ambientais que são pra vida toda,e causado vários conflitos.
    Aluna:christiane Araújo
    Turma:2º3º TARDE

    ResponderExcluir
  63. SOU COMPLETAMENTE CONTRA A CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE,POIS A ELETRONORTE VEM COM UMA "CONVERSA FIADA" QUE IRÁ IDENIZAR TODOS OS QUE ESTÃO NAQUELA ÁREA,SERÁ MESMO?
    ONDE FICARAM AQUELAS FAMÍLIAS,QUE RETIRAM DO RIO O SEU SUSTENTO?
    ANTES DE TUDO, TEMOS QUE PENSAR NAS CONSEQUÊNCIAS QUE ESSA CONSTRUÇÃO IRÁ TRAZER PARA O MEIO AMBIENTE. POIS A VIDA É O BEM MAIOR QUE TEMOS QUE VALORIZAR. ACREDITO QUE ESSA CONSTRUÇÃO NÃO FARÁ BEM,TANTO PARA O MEIO AMBIENTE,COMO PARA AS PESSOAS QUE ALI VIVEM.

    ALUNO: MARCELO LIMA TORRES
    TURMA: 3º/ 1° MANHÃ

    ResponderExcluir
  64. A Hidrelétrica, contra ou a favor?
    Eu sou contra, porque?
    Porque existe realmente as consequências sérias reverente a esse caso. Os animais vão ficar prejudicados, quem mora perto também e principalmente os índios, ribeirinhos.
    Ninguem pensa nas consequências mas só pensam no lucro que ela vai ter.Daqui a pouco não existe o verde em nosso lar.


    Escola: CÔnego Leitão
    Aluna: Monique Cardias
    Turma: 3° 2° Manhã

    ResponderExcluir
  65. Em minha opinião essa usina tem seus pontos negativos e pontos positivos. Os positivos são a contribuição para o suprimento de energia renovável, isenta de emissões poluentes e gasosas. Com isso, o Brasil dá um passo importante para a segurança energética e atendimento de uma demanda crescente de energia elétrica. Além disso, a usina permite uma produção renovável a baixo custo, menor do que outras alternativas. Os principais aspectos negativos são os impactos ecológicos e sociológicos sobre as populações indígenas e ribeirinhas próximas ao local.
    E respondendo a pergunta, sou contra a construção, pois irá prejudicar a fauna e a flora existente e também varias pessoas que dependem do rio Xingu para sua sobrevivência.

    Aluna: Rosalice Queiros dos Santos
    Turma: 3º1º Manhã

    ResponderExcluir
  66. Minha posição quanto a construção da hidrelétrica, é oposta, pois são poucos benefícios para muitos prejuízos.
    Prejuízos esses que atingirá à todos.Principalmente a população e o meio ambiente.
    Por isso não há possibilidades de melhorias de vida, para os que lá habitam, mas sim para empresários e outros envolvidos na contrução.

    ResponderExcluir
  67. Minha posição é oposta quanto a construção da hidrelétrica pois gera poucos beneficios e muitos prejuizos.
    Consequências essas que atingem todo o meio ambiente.
    Principalmente os ribeirinhos e a natureza.
    Não trazendo melhorias de vidas para o que lá habitam e sim para os envolvidos na obra.

    Aluna: Aurilene Aragão
    Turma: 3º3º manhã
    Escola: E.E.E.F.M. Cônego Leitão

    ResponderExcluir
  68. Sou totalmente contra essa construção, pois além de agredir todo modo de vida existente, irá provocar um grande impacto ambiental. As pessoas deviam ser ouvidas para ver se elas tem condições de morar em outro lugar. Não é só chegar e ter um lugar para morar, é da pesca que muitos sobrevivem. No caso eles iram para Altamira, mas tem que trabalhar, e é lá na beira do rio onde eles estão, que eles tiram seus alimentos.
    Para construir uma coisa que vai tirar pessoas de suas casas, vai quase destruir a biodiversidade, pode provocar a matança dos peixes e o rio pode até secar, o governo brasileiro tem muitos milhões, mas para ajudar uma família carente não aparece nem um cristão.
    Aluno: Marciano da Silva Alves
    Turma: 3º1º manhã

    ResponderExcluir
  69. - Como a maioria, sou também contra a construção da usina hidrelétrica , pelo fato de que com essa construção
    haverá uma mudança grande na vida de muitas pessoas que moram ali perto , com os ribeirinhos os índios e etc. plantas irão ser destruídas , plantações , e muitos outros tipos de vegetação , estão pensando que fazendo isso irá ter mas emprego , mas as pessoas pensam nas consequências disso. Então essas pessoas creio que elas tem apoios de pessoas muito importantes e sei que irão fazer de tudo para poder ajudar nessa luta contra essa construção.

    Aluna: Nathália cristina Ribeiro e Silva Furtado.

    Turma: 3º1º manhã

    ResponderExcluir
  70. Bom, eu sou contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Com essa construção a maior parte da biodiversidade da Amazônia irá entrar em extinção,sem falar dos moradores dessa área que irão perder suas terras,valores e costumes.
    A sociedade não está interessada nos recursos e benefícios que essa gente pode ganhar com essa construção, mas estamos preocupados com os impactos ambientais que podem estar por vim,por esse motivos e outros sou contra essa construção.
    Aluna: Camila Rodrigues de Oliveira
    Turma: 3°1° manhã

    ResponderExcluir
  71. Sou contra a construção da usina. Traz muitos contras(transbordamento do rio, peixes morrerão, deslocamento da população local pra apenas um a favor( produção de energia e podendo nem ser compartilhada).
    E.E.E.F.M. Cônego Leitão
    Aluna: Waléria Paz
    Série/turma/turno: 3º2ªMª

    ResponderExcluir
  72. Sou totalmente contra, pois além de prejudicar a biodiversidade presente naquela região irá prejudicar também as centenas de pessoas (ribeirinhos, comunidades indígenas...)que habitam aquele lugar.
    ALUNA: ZULEIDE SILVA
    SÉRIE: 3º/3º TARDE

    ResponderExcluir
  73. sou completamente,totalmnte contra.
    por questões obvias:desapropriacões de terra,extinção de um cultura,a costrução da Usina ira tira a fonte de sustento dos Idios é todos os outros povos que dependem do rio para sobreviver,sem contar com os animas que vão ser tirados dos seus devidos lugares.
    Eu só não entendo a contrução,sendo que tantas pessoas são contra,em um pais que se diz DEMOCRATA o POVO não tem VOZ,o poder ainda esta nas mão de poucos que só visão o LUCRO que a contrução vai lhes da.
    Eles deviam rever os projetos e tentarem encontra outras soluções que não afetase tanto o nosso povo,a nossa amazonia,porque precizamos dessa energia,mas de uma maneira limpa,de uma maneira serta.......
    Geiseellem siva 3/3 TARDE

    ResponderExcluir
  74. Como tudo na vida sempre existe os dois lados da moeda;e belo monte é um grande exemplo disso.De um lado temos os problemas socioambientais causados pela construção da obra como: o desmatamento e o deslocamento das populações das areas de inundações;e do outro lado teremos soluções socioeconomicas,pois a contrução de belo monte irá trazer desenvolvimento para a região,da qual sofre com a falta de infraestrutura(em todos os sentidos);além de trazer soluções para os problemas energéticos brasileiros,que hoje sofre altas demandas energeticas,exemplo disso a propria região norte que sofre constantes blecautes.
    Eu sou a favor de belo monte,pois ela é uma forma do governo investir em energia que provém atraves da água,diferente dos outros tipos de usinas que nós temos como as termoeletricas(que gera energia atraves da queima)e as termonucleares que além de serem
    caras podem trazer imensos impactos ambientais,além de especulações internacionais sobre projetos atômicos.
    É claro que as comunidades que sofreram com esses impactos terão todos os seus direitos atendidos pelo o governo;principalmente os que vivem em areas indígenas;pois grande parte do projeto será de recuperação dessas areas e de atendimento desses moradores.
    Infelizmente temos que pensar nessas horas de forma capitalista;é claro que dinheiro ou remuneração nenhuma irá trazer de volta todas as lembranças e os sentimentos dessas pessoas.
    Mais imagine se a invés de belo monte,fosse construidas usinas termoeletrica ou termonucleares os impactos seriam inestimavéis.
    Temos de pensar que estamos em pleno desenvolvimento e que os olhares internacionais estão voltados,cada vez mais em nosso país e principalmente na região mais rica do país á região norte;que sempre foi cobiçada desde os tempos do império português.
    Belo monte trará desenvolvimento à regiao norte;exemplo disso podemos vê no proprio estado do Pará com o projeto de Divisão do mesmo(cuja esta divisão sou completamente contra,pois todos as regiões tem que se beneficiar com este projeto da usina).
    Além de ser uma forma do governo junto com ambientalistas "fiscalizaram",essa região que sofre constantes desmatamentos,explorações de todos os tipos que vai do sexual ao mineral;além das "invasões" de ONG'S internacionais(que servem de certa forma de espiões).Não será um projeto que irá acabar com a historia dessas comunidades e sim a levianidade ideologicas dessas ONG'S que fazem o papel de 2 caras.
    OBS:Pois não se faz um omelete sem quebrar os ovos.
    ESCOLA: INACIO KOURY
    ALUNA:DEUSARINA A.S
    TURMA:3/3 MANHA

    ResponderExcluir
  75. Emanuelle Leite Brito31 de agosto de 2011 às 13:42

    A criação da hidrelétrica,digamos que não será favorável as regiões indígenas,pois além de desviar o curso dos rios,a biodiversidade presente em áreas que futuramente serão inundadas em decorrência da hidrelétrica irá desaparecer.Prejudicando não somente os índios como também os ribeirinhos,entre outros.
    Apesar do governo alegar que a criação da hidrelétrica proporcionará grandes vantagens temos que visar outros aspectos,não somente o econômico,mas como o humano.Por isso eu sou contra a construção da usina.
    Aluna: Emanuelle Leite Brito
    Turma:3º/1º manhã

    ResponderExcluir
  76. A construção da usina de Belo Monte,será uma obra com um elevado custo financeiro e ambiental.Sou contra a sua construção porque além disso ocorrerá a desapropriação de várias famílias(ribeirinhos e indígenas)que vivem naquelas áreas a décadas,sendo que não se sabe ao certo se serão beneficiados com esta obra.

    Aluna: Kádja Daniela da Silva Sousa.
    Turma:3º/1º manhã

    ResponderExcluir
  77. Sou totalmente contra a coonstrução da usina de belo monte,pois além de afastar povos indígenas de seu habitat natural,fasta também os ribeirinhos queali habitam.

    Aluna:Rosemery do nascimento Gil
    Escola:Conêgo Leitão
    Turma:3º2º manhã

    ResponderExcluir
  78. NÃO CONCORDO COM TAL ATO,POIS ALÉM DE AFASTAR ÍNDIOS DE SEU HABITAT NATURAL DESTROEM A FAUNA E A AFLORA AMAZÔNICA.

    ResponderExcluir
  79. ...Sou contra, apesar de ser um ato para o desenvolvimento do para, isso vai apenas causar mais danos para a amazonia como os sociedades la viventes...
    Tiago Silvio 3 2 manaha Conego Leitao

    ResponderExcluir
  80. sou contra a construção sim ,por que as pessoas que vivem nas localidades que iram ser atingidas não seram beneficiadas, primeiro por que não iram trabalhar na hidreletrica por não terem mão-de-obra qualificada ou até mesmo estudos e ensino fundamental enfim seus estudos concluidos,e aouvi dizer que nem toda a energia produzida em bolo monte vai ser somente do brasil essa enérgi vai até pro exterior;segundo de que aquelas pessoas iram sobreviver!? se isso tudo que governo está fazendo é pra ajudar aquelas pessoas por que não deixa do jeto que tá!? pra que piorar o que já é ruim!?
    Letícia Araújo 3°/3° tarde

    ResponderExcluir
  81. eu sou contra pq.varias pessoas q moram la vam perde sua moradia..claro vai ter beneficios.vai gerar muitos empregos.etc.mais as pessoas q moram la vão ser prejudicadas...devido ao seu sustento ser retirado da natureza...

    Aluno:vanderson dos santos silva
    turma:3°2° manhã conego leitão

    ResponderExcluir
  82. Eu sou contra a construção da usina de Belo Monte,pois no meu ponto de vista a usina não trará benefício a população local e sim trará preocupação a própria população que se pergunta onde morar.Conclui que é melhor deixar come está.

    Aluna: Silmara Lopes dos Santos.
    Turma: 3º/1º manhã

    ResponderExcluir
  83. A Construcao da Usina de Belo Monte no pará, tem uma polêmica em torno da construção que já dura mais de 20 anos.
    E desde o principio há movimentos sociais e indigenas da regiao que sao contrarios à obra pela posibilidade de grandes impactos socioambientais.
    sou CO N T R A, pois assim como as usinas de tucurui e balbina prometeram energia para o local, não foram cumpridas, acho que não seria diferente.
    Além disso temos o impacto ambiental que não valeria a pena perder tanta coisa, para gerarem energia para outro lugar bem longe do pará;

    ResponderExcluir
  84. A Construcao da Usina de Belo Monte no pará, tem uma polêmica em torno da construção que já dura mais de 20 anos.
    E desde o principio há movimentos sociais e indigenas da regiao que sao contrarios à obra pela posibilidade de grandes impactos socioambientais.
    Sou C O N T R A, pois assim como as usinas de tucurui e balbina prometeram energia para o local, não foram cumpridas, acho que não seria diferente.
    o impacto ambiental também, não valeria a pena perder tanta coisa, para gerar energia para outro lugar bem longe do pará;

    Eleticia Silva
    Turma: 3º3º- Manhã (Cônego Leitão)

    ResponderExcluir
  85. Sou contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Apesar dos envolvidos no Projeto não quererem ouvir os habitantes do local, a população está com medo de não ter como sobreviver.

    Aluno: Yago Freire 3º/1º manhã
    Cônego Leitão

    ResponderExcluir
  86. Sou a favor da construção da usina, porém creio que tudo o que será feito deveria ser reportado aos moradores do local. Grandes impactos serão sofridos pela natureza e acredito que a usina esteja sendo aprovada sem o cuidado e o apoio de muitas organizações importantes como o greenpeace e o IBAMA entre outros. Devemos investir no pregresso do País? Claro que sim, porém sem esquecer de cuidar de nossa tão preciosa riqueza Amazônica e das pessoas que habitam as redondezas, pois elas serão atingidas com as mudanças,sendo assim não devemos trata-los nem com desrespeito nem ignorância pois eles sofrerão os maiores impactos no seu modo de vida.

    aluno:victor ariel santana chaibe
    escola: Cônego leitão
    turma:3/2

    ResponderExcluir
  87. Eu sou contra, pelo fato de que a energia gerada por essa hidreletrica não será fornecida para onde é realmente necessario, mas sim para empresas e paises, visando assim lucrarem com isso. Além de prejudicar o meio ambiente e as pessoas que moram nessa região.
    Não a HIDRELETRICA DE BELO MONTE!
    ALUNA: TAMILLES TAIANE
    TURMA: 3ª 2ª MANHÃ
    CONEGO LEITÃO.

    ResponderExcluir
  88. Eu sou contra, pois os habitantes desssa região vão ser afetados, e a energia que vai ser gerado por essa hidrelétrica não vai ser de uso nosso e sim para fora do país, isso é algo que não deveria acontecer, pois é algo de nossa terra. E os habitantes deesa região vão ter que se deslocar pra outro lugar, algo que vai mudar sua vida radicalmente.

    ResponderExcluir
  89. Em verdade digo que não sou contra...,e muito menos a favor. isso é uma questão paradoxal, ao mesmo tempo que a usina de Belo monte vai prejudicar , ela também vai beneficiar, vai causar o maior impacto ambiental mas vai produzir mais energia quanto a de Tucuruí, não que eu seja a favor, pelo contrário,penso que é um absurdo acabar com mais uma fração da identidade da Amazônia, mas também não devemos levar sempre tudo pelo lado ruim.Esse é um assunto delicado de se discutir,mas sempre é bom ficar trocando ideia.

    ResponderExcluir
  90. A energia é necessário para o desenvolvimento do país, mas o problema é a população que vive nessas regiões, pois essas áreas serão alagadas com a construção da barragem da hidrelétrica, e a indentidade daquele povo? Sem contar com as éspécies de peixes e a fauna que será prejudicada, portanto sou totalmente contra as construções das hidrelétricas na amazônia.

    Aluno: Wilker Rodrigo Barbosa Martins

    série:3 turma:2 turno:1

    ResponderExcluir
  91. Sou contra, pois é um projeto queira tirar de muitos moradores ribeirinhos seu modo de viver, a forma como eles vivem desde sempre com o meio ambiente. A hidrelétrica de Belo Monte além de tirar a moradia dos ribeirinhos e índios, também irá, de certa forma, degradar o meio ambiente. Pessoas acostumadas com seu modo de vida, por mais difícil que seja, mas é uma forma de viver que passa de geração a geração, será um circulo interrompido. Essas pessoas terão que se acostumar com uma forma de vida que muitos não conhecem, principalmente os índios, que sempre viveram da caça e da pesca.

    ESCOLA: Cônego Leitão
    ALUNO: Sandro de Assis F. da Silva
    SÉRIE: 3º 1º MANHÃ.

    ResponderExcluir